As produções de
professores e alunos revelam que ambos são sujeitos quando se trata de produzir
materiais didáticos.
Um aspecto que se
destaca nas investigações sobre os materiais didáticos destinados à EJA é que
os estudos têm-se dedicado, em especial, à análise dos materiais produzidos
seja em âmbito comercial ou de alguma ação ou programa de governo. Por outro
lado, destacam-se também os estudos sobre a produção ligada aos movimentos
sociais. O foco desses trabalhos são os agentes públicos e suas atuações. Contudo,
ainda são escassos os estudos dedicados aos materiais didáticos produzidos diretamente
por educadores e estudantes de EJA. Certamente, uma das razões da escassez de
estudos sobre esses materiais resulta da própria dificuldade que se apresenta
ao pesquisador de obter acesso a um corpus documental significativo sobre as
produções que são elaboradas no meio escolar - que nós denominamos aqui de “produções
do meio escolar”, ou seja, produções elaboradas por professores que atuam em
sala de aula, principalmente na alfabetização, mas também no primeiro e segundo
segmentos da EJA, nas redes públicas de ensino. Daí, boa parte dos estudos
sobre essas produções se constituírem em estudos de casos, não alcançando uma
abrangência maior.
Os acervos
documentais ou bibliotecas em geral não consideram a produção didática escolar
um tipo de documento relevante para a pesquisa das práticas educativas, e não
se dedicam a preservar este tipo de documento. No Brasil podemos destacar dois
raros acervos que reúnem materiais didáticos dessa natureza ligados a EJA: o da
Ação Educativa, e o Acervo EJA, criado pelo Ministério da Educação - MEC, em
2007.
Várias são as
características dos materiais oriundos do meio escolar. Alguns indicam o
protagonismo dos docentes num processo autoral de pesquisa e escrita, que
envolve desde a produção textual, a imagética, até sua produção física, e
destinam-se efetivamente à sua prática educativa com os estudantes. Outros representam
o produto final de um processo de elaboração coletiva, desenvolvido com os
próprios alunos reunindo suas produções individuais e/ou coletivas. Destacam-se
também as produções de professores que atuam fora da sala de aula, mas no interior
do espaço escolar, como professores coordenadores, ou coordenadores
pedagógicos, desenvolvendo funções pedagógicas e/ou administrativas nas
escolas, ou em projetos específicos. As produções desses sujeitos, em geral,
revelam o esforço de coletar e organizar textos e atividades de apoio à prática
educativa, tendo como alvo direto o professor e indireto o aluno. Encontramos
ainda materiais identificados com o nome de uma escola que são conjuntos de
textos e atividades fotocopiados, alguns revelando um processo de pesquisa e
reorganização de textos de uma diversidade de obras didáticas, e outros que são
meras fotocópias de livros didáticos, na íntegra de uma obra.
Na amostra de
material didático disponível no Acervo EJA/MEC, pudemos verificar que grande
parte da produção do meio escolar provém dos professores alfabetizadores e
resulta do trabalho de alfabetização desenvolvido em uma determinada turma, no
espaço escolar, durante o período de realização de um curso, ou etapa de curso.
Neste segmento da EJA, destacam-se basicamente dois tipos de produções docentes
que podem ser classificadas como impressos escolares, ou gêneros de livros
didáticos: os Livros de Leitura como as Coletâneas de Produções dos alunos, no
qual o professor reúne um conjunto de produções de seus alunos, sejam textos ou
imagens, e que resultaram diretamente de sua atuação em sala de aula; e os livros
didáticos propriamente ditos, mas que poderiam ser classificados como livros
didáticos artesanais, pois o professor preside todas as etapas de sua produção exercendo
o papel de editor e organizador dos textos produzidos pelos alunos, resultado
do desenvolvimento de metodologias de produção textual como, por exemplo, a
autobiografia.
Encontramos também,
mas em menor número, exemplos de materiais produzidos por professores que atuam
no primeiro e segundo segmentos da EJA. Dentre os materiais produzidos para
esses segmentos destacam se, também, os livros
didáticos artesanais, alguns impressos
em alguma gráfica ou tipografia local e, até mesmo, um livro didático manuscrito. Além de mais escassos no
Acervo, os materiais produzidos para estes dois segmentos caracterizam-se,
portanto, por uma maior influência do formato livro didático. Inclusive alguns livros
“produzidos” no meio escolar são meras fotocópias não autorizadas de obras
didáticas de editoras comerciais. Esses materiais indicam algumas estratégias
de produção utilizadas no meio escolar, por parte de docentes, que buscam
superar as dificuldades de acesso aos materiais didáticos destinados à EJA, mas
que em geral, são mais abundantes para a Educação Básica.
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