Materiais Didáticos para EJA e Diversidade

Este espaço foi criado com o propósito de agrupar pessoas que queiram compartilhar diálogos, experiências, pesquisas, sobre o tema dos materiais didáticos destinados a EJA ou aos públicos da Diversidade, como comunidades indígenas, quilombolas, e também discutir sobre como os temas da Diversidade são abordados nos materiais didáticos em geral. Pretendemos apresentar informações e realizar discussões sobre as políticas publicas de materiais didáticos, sobre produções de materiais didáticos e suas formas de circulação e ainda sobre os usos de materiais didáticos nos contextos de ensino-aprendizagem.

Paulo Eduardo Dias de Mello
Pesquisador e consultor

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terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As produções de professores e alunos revelam que ambos são sujeitos quando se trata de produzir materiais didáticos.

Um aspecto que se destaca nas investigações sobre os materiais didáticos destinados à EJA é que os estudos têm-se dedicado, em especial, à análise dos materiais produzidos seja em âmbito comercial ou de alguma ação ou programa de governo. Por outro lado, destacam-se também os estudos sobre a produção ligada aos movimentos sociais. O foco desses trabalhos são os agentes públicos e suas atuações. Contudo, ainda são escassos os estudos dedicados aos materiais didáticos produzidos diretamente por educadores e estudantes de EJA. Certamente, uma das razões da escassez de estudos sobre esses materiais resulta da própria dificuldade que se apresenta ao pesquisador de obter acesso a um corpus documental significativo sobre as produções que são elaboradas no meio escolar - que nós denominamos aqui de “produções do meio escolar”, ou seja, produções elaboradas por professores que atuam em sala de aula, principalmente na alfabetização, mas também no primeiro e segundo segmentos da EJA, nas redes públicas de ensino. Daí, boa parte dos estudos sobre essas produções se constituírem em estudos de casos, não alcançando uma abrangência maior.
Os acervos documentais ou bibliotecas em geral não consideram a produção didática escolar um tipo de documento relevante para a pesquisa das práticas educativas, e não se dedicam a preservar este tipo de documento. No Brasil podemos destacar dois raros acervos que reúnem materiais didáticos dessa natureza ligados a EJA: o da Ação Educativa, e o Acervo EJA, criado pelo Ministério da Educação - MEC, em 2007.
Várias são as características dos materiais oriundos do meio escolar. Alguns indicam o protagonismo dos docentes num processo autoral de pesquisa e escrita, que envolve desde a produção textual, a imagética, até sua produção física, e destinam-se efetivamente à sua prática educativa com os estudantes. Outros representam o produto final de um processo de elaboração coletiva, desenvolvido com os próprios alunos reunindo suas produções individuais e/ou coletivas. Destacam-se também as produções de professores que atuam fora da sala de aula, mas no interior do espaço escolar, como professores coordenadores, ou coordenadores pedagógicos, desenvolvendo funções pedagógicas e/ou administrativas nas escolas, ou em projetos específicos. As produções desses sujeitos, em geral, revelam o esforço de coletar e organizar textos e atividades de apoio à prática educativa, tendo como alvo direto o professor e indireto o aluno. Encontramos ainda materiais identificados com o nome de uma escola que são conjuntos de textos e atividades fotocopiados, alguns revelando um processo de pesquisa e reorganização de textos de uma diversidade de obras didáticas, e outros que são meras fotocópias de livros didáticos, na íntegra de uma obra.
Na amostra de material didático disponível no Acervo EJA/MEC, pudemos verificar que grande parte da produção do meio escolar provém dos professores alfabetizadores e resulta do trabalho de alfabetização desenvolvido em uma determinada turma, no espaço escolar, durante o período de realização de um curso, ou etapa de curso. Neste segmento da EJA, destacam-se basicamente dois tipos de produções docentes que podem ser classificadas como impressos escolares, ou gêneros de livros didáticos: os Livros de Leitura como as Coletâneas de Produções dos alunos, no qual o professor reúne um conjunto de produções de seus alunos, sejam textos ou imagens, e que resultaram diretamente de sua atuação em sala de aula; e os livros didáticos propriamente ditos, mas que poderiam ser classificados como livros didáticos artesanais, pois o professor preside todas as etapas de sua produção exercendo o papel de editor e organizador dos textos produzidos pelos alunos, resultado do desenvolvimento de metodologias de produção textual como, por exemplo, a autobiografia.
Encontramos também, mas em menor número, exemplos de materiais produzidos por professores que atuam no primeiro e segundo segmentos da EJA. Dentre os materiais produzidos para esses segmentos destacam se, também, os livros didáticos artesanais, alguns impressos em alguma gráfica ou tipografia local e, até mesmo, um livro didático manuscrito. Além de mais escassos no Acervo, os materiais produzidos para estes dois segmentos caracterizam-se, portanto, por uma maior influência do formato livro didático. Inclusive alguns livros “produzidos” no meio escolar são meras fotocópias não autorizadas de obras didáticas de editoras comerciais. Esses materiais indicam algumas estratégias de produção utilizadas no meio escolar, por parte de docentes, que buscam superar as dificuldades de acesso aos materiais didáticos destinados à EJA, mas que em geral, são mais abundantes para a Educação Básica.



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